quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

ALUNO DE ESCOLA PÚBLICA VAI A BRASÍLIA NA PRIMEIRA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

O aluno Israel Inácio Carvalho Júnior do 3º ano do ensino médio da E.E. Américo Alves em Aparecida-SP, selecionado como um dos 39 finalistas da primeira Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, participou no último dia 1º, em Brasília, da etapa nacional, sendo um dos representantes do Estado de São Paulo na categoria Artigo de Opinião com o texto: “Aparecida, Capital (do Comércio) da Fé”.
A Olimpíada foi feita em oito meses de trabalho em que foram produzidas redações acerca do tema “O Lugar onde Vivo”, divididos em três gêneros textuais: Opinião, Memória e Poesia, com o objetivo de estimular a produção de textos relacionados com o contexto social dos alunos.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é fruto de parceria entre o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).
O projeto mobilizou 6 milhões de alunos da rede pública, 55 mil escolas, 202.280 professores e 5.445 municípios de todo o país.
A diretora da E.E. Américo Alves, Sra. professora Maria Aparecida Barbosa Pinto, equipe gestora e toda equipe docente, orgulhosos, parabenizam o aluno Israel e seu professor Vagner Matias da Silva pela vitória, empenho, coragem e dinamismo, com que participaram e desenvolveram as oficinas propostas no material de apoio, em todas as etapas: escolar, municipal, regional, chegando à nacional.
Mesmo não tendo ficado entre os 5 ganhadores na última etapa na categoria artigo de opinião, aluno e professor serão sempre vencedores e exemplos para quem acredita e luta por uma escola pública de qualidade, que investe na formação de professores e estimula a leitura e a escrita de seus alunos como meio de aprender, adquirir conhecimento e experiências e, romper com as barreiras de uma sociedade injusta e desigual.
 
BlogBlogs.Com.Br