segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Centro de Línguas da EE OSWALDO CRUZ participa de Festa da Colônia Italiana, em Canas


Os alunos do Curso de Italiano do Centro de Estudos de Línguas da EE "Oswaldo Cruz" participaram da Festa da Colônia Italiana em Canas. Os alunos se apresentaram cantando, em grande estilo, várias músicas em italiano. Assistiram apresentações de danças típicas e um show com o cantor Riccardo Bombarda. A festa proporcionou maior conhecimento da cultura italiana e, também, entrosamento entre os alunos que, ao final do ano, receberão o certificado de conclusão do curso realizado no CEL da EE "Oswaldo Cruz".Esta foi mais uma rica oportunidade na formação dos muitos alunos de nossa escola e de todas as outras escolas que freqüentam os cursos de línguas oferecidos no CEL - EE OSWALDO CRUZ.
Sobre o Centro de Estudos de Línguas - CEL - EE OSWALDO CRUZ
Criação: 03/08/1989
Cursos oferecidos: Espanhol, Fancês e Italiano
Coordenadora: Profª Maria Auxiliadora Meireles
Professoras Espanhol: Maria Elvira Salazar, Rosa Maria de Luca e Wilma Dias
Italiano: Rosana Carvalho
Francês: Wilma Dias
Turmas
Espanhol: 11
Italiano: 04
Fancês: 02
Alunos matriculados: 417

Sobre os cursos
Os cursos oferecidos pelos Centros compreendem seis estágios semestrais, distribuídos em dois níveis. Cada nível tem carga horária total de 240 horas e é organizado em três estágios semestrais de 80 horas cada, distribuídas em quatro horas de aulas semanais.Para matricular-se, o aluno deve procurar uma escola que mantenha um Centro de Estudos de Línguas, munido do atestado de matrícula (com sua escolaridade) na rede estadual de ensino e optar por um idioma de seu interesse.O aluno receberá certificado de conclusão somente ao término do terceiro estágio do nível II ou atestado de freqüência dos estágios cursados quando não concluir os dois níveis previstos.

Um pouco de História
Em 1987, a Secretaria da Educação, dando cumprimento à decisão política do Governo do Estado de São Paulo de integração latino-americana, constituiu uma Comissão para a implantação das disciplinas de Língua Espanhola e de História da América Latina no quadro curricular das escolas estaduais. A criação dos CELs surgiu como a medida mais viável para introdução da Língua Espanhola, uma vez que a inclusão de línguas estrangeiras modernas no currículo, assegurada pelos dispositivos legais vigentes, concentrava-se no ensino de inglês.Em 10 de agosto de 1987, por meio do Decreto nº 27.270, foram criados os Centros de Estudos de Línguas, na Rede Estadual de Ensino. Para cumprir as determinações do Decreto, foram viabilizadas as seguintes ações:· elaboração de um anteprojeto de organização dos Centros, uma minuta para um possível Regimento e um esboço de proposta curricular; · coleta de dados sobre escolas da Rede interessadas em abrigar o Centro, desde que dispusessem de espaço físico e facilidade de acesso;· abertura do cadastramento de professores habilitados em Língua Espanhola. Os membros da Comissão, que pertenciam à USP e à UNESP, forneceram um levantamento do número de graduados em Língua e Literatura Espanholas nos últimos anos, e a Associação de Professores de Espanhol apresentou uma relação de seus associados.

Para saber mais, acesse
www.eeoswaldocruz.com.br

Colaboração: Rosana Carvalho e Eduardo Ferreira de Castro
 
BlogBlogs.Com.Br