segunda-feira, 17 de agosto de 2009

PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES 2010

Inscrições abertas no site: http://www.jovensembaixadores.org/
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A DE receberá as inscrições até o dia 19 de agosto de 2009.
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Até 19 de agosto:
Prazo para o recebimento na Diretoria Regional de Ensino do questionário preliminar e da documentação dos inscritos (comprovante dos pré-requisitos do Programa Jovens Embaixadores). A escola entregará cópias dos documentos do aluno inscrito na Unidade Escolar.
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- 21 de agosto:
Entrega da planilha com os nomes dos alunos selecionados para as provas escrita e oral e planilha com o nome dos professores que farão parte da banca examinadora (no mínimo três nomes).
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- 21 - 25 de agosto:
Diretorias Regionais de Ensino divulgam os nomes dos candidatos selecionados para a prova escrita e oral. Fazer ampla divulgação.
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28 de agosto (mantida): Prova Escrita
Local : Oficina Pedagógica – DE : Praça Rodrigues Alves, 27 - Guaratinguetá.
Responsáveis pelo recebimento dos documentos dos alunos na DESupervisora Luzia, PCOP Celinha e ATA Sheilla.
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O que é o Programa Jovens embaixadores?
O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos — em parceria com os setores público e privado em ambos os países — que beneficia, com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades.
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Qual o objetivo do programa?
Criado em 2002, o programa busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades – em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O principal objetivo do programa é valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e a comunidade.
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O que o programa oferece?
Os vencedores desse concurso viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam em um curso sobre protagonismo juvenil. Após essa primeira semana em Washington, os participantes são divididos em sub-grupos e cada um viaja para um estado diferente nos EUA. Lá, são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades culturais e de responsabilidade social na comunidade e fazem apresentações sobre o Brasil.A experiência de ser um Jovem Embaixador oferece a esses excelentes estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.
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O que é preciso para participar do programa?
- Ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais de 18 ou menos de 15 na data da viagem);
- Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
- Ser aluno do ensino médio na rede pública;
- Pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida;
- Ter excelente desempenho escolar;
- Ter perfil de liderança, iniciativa e boa desenvoltura oral;
- Estar engajado por pelo menos 1 ano em atividades de responsabilidade social/voluntariado.
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Como posso me candidatar ao programa?
- Acessar o site http://www.jovensembaixadores.org/, identificar a instituição parceira mais próxima da sua residência e entrar em contato para pegar instruções para inscrição no programa;
- Preencher o questionário preliminar e devolver no prazo estipulado, juntamente com a documentação solicitada.
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Quais são as fases do Programa?
- Candidatos preenchem o questionário preliminar e enviam-no, juntamente com a documentação solicitada, para a instituição parceira mais próxima de sua residência;
- As instituições parceiras revisam o material dos candidatos e convidam para o exame escrito aqueles que preenchem todos os pré-requisitos;
- As instituições parceiras revisam os exames escritos e convocam para uma entrevista oral os candidatos com os melhores resultados;
- As instituições parceiras visitam a residência e conversam com os pais dos candidatos com as melhores pontuações nas fases anteriores;
- As instituições parceiras enviam para a Embaixada Americana o dossiê completo dos candidatos com as melhores pontuações em todas as fases anteriores;
- A Embaixada Americana seleciona os estudantes que comporão o próximo grupo de Jovens Embaixadores.
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Quem cobre os custos do Programa?
A Embaixada dos Estados Unidos e os parceiros do programa cobrirão todos os custos de participação dos selecionados no programa. Esses custos são:
- Passagens domésticas e internacionais de ida e volta para os Estados Unidos;
- Orientação pré-partida;
- Custos com a implementação do programa nos EUA (agenda de atividades, coordenadores, transporte local, etc.);
- Hospedagem e alimentação; "Seguro-saúde para a viagem;
- Auxílio para compra de roupas de frio.
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Quando acontece o Programa?
O programa inclui 3 dias de orientação pré-partida em São Paulo e 3 semanas de programação nos Estados Unidos durante o mês de janeiro (datas específicas a confirmar).
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Documentos a serem entregues junto com a ficha de inscrição na Diretoria de Ensino para Supervisora Luzia, PCOP Celinha e ATA Sheilla, impreterivelmente até dia 19 de agosto de 2009.
- Foto recente( colorida)
- Xerox do RG
- Xerox da matrícula escolar/2009- Xerox do Histórico Escolar - todos os anos do Ensino Médio.
- Xerox das notas do Curso de inglês/2009, caso o aluno estude em cursos particulares.
- Cópia dos rendimentos dos pais.
- Xerox de conta de luz atual
- Carta de recomendação do Diretor ou de um Professor da Escola.
- Carta de recomendação dos pais ou dos tutores legais.
- Carta de recomendação do projeto social onde o aluno está engajado.
Importante - os candidatos que não apresentarem todos os documentos listados, não poderão participar do programa.
 
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