terça-feira, 28 de outubro de 2008

Prorrogado prazo para inscrição ao Encceja

As inscrições ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja 2008, poderão ser feitas até o dia 14 de novembro. A prorrogação do prazo foi dada pela Portaria nº 192, de 22 de outubro de 2008, publicada no Diário Oficial da União de hoje, 24. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas pela Internet ou nas agências dos Correios dos estados e municípios <../../../download/encceja/2008/Adesao_Encceja_2008.xls> que aderiram ao exame. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 14 de dezembro.
A expectativa do Inep é que mais de um milhão de pessoas faça o exame neste ano. Caso o participante queira fazer a prova mas o município onde mora não tiver aderido ao exame, ele poderá se inscrever para fazer a prova no município mais próximo onde ela for aplicada. Pela primeira vez, os interessados poderão se inscrever diretamente na página do Inep, no endereço http://www.encceja.inep.gov.br/inscricao/>. Ao clicar na página, o interessado deverá entrar com o nome de usuário e senha. Se o estudante tiver participado nas edições anteriores, os dados serão os mesmos. Se for a primeira participação no exame, é necessário fazer o cadastro.

Os interessados poderão se inscrever para todas as áreas de cada etapa ou para apenas uma das áreas avaliadas e, dessa forma, obter aprovação em cada prova separadamente. As disciplinas do nível fundamental são: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia; Matemática; Ciências Naturais. No ensino médio, as provas compreendem as seguintes áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O exame tem como objetivo avaliar as competências e habilidades básicas de jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade própria. O participante faz quatro provas e, atingindo a pontuação mínima exigida, é aprovado e certificado na proficiência da etapa de ensino na qual se inscreveu (fundamental ou médio). A idade mínima exigida para o candidato é de 15 anos para o ensino fundamental e de 18 anos para o médio.
 
BlogBlogs.Com.Br